19 de jan de 2009

Campus Party – Primeiro dia – Longe porém up to date!

Engraçado isso. Moro no ABC, aproximadamente 45 minutos de carro do local aonde ocorre o Campus Party. Muita gente que acompanho desde os primórdios estão lá neste momento compartilhando informações. E neste exato momento, estou a aproximadamente 110 km de distância do evento.

E sabe o que eu sinto? Sinto que a distância não deixou de transportar as emoções que poderia viver no local. A interatividade está em tamanho grau, que consegui através de diversas ferramentas, praticamente não perdi um instante. Inclusive vários momentos interessantes, como:

- O Vídeo do Daniel Sollero no site da IPTV mostrando a fila para entrar.

- As primeiras informações via Live stream do Live do Blog Blogs.

- Fotos e mais fotos do Flickr, incluindo uma galeria completa das “personalidades da web” presente, by Helton Kuhnen que eu achei muito boa.

- Mirian Bottan aparecendo e sendo requisitada em todos locais, e ainda blogando pela WebCo durante o evento.

- MrManson informando sobre o SmartCast, que irá dizer tudo que acontece nas madrugadas.

- Por falar em webcast e live streaming, dois começaram a chamar a atenção no inicio. Um do Marco Gomes e o outro da Bruna Calheiros.

- Um post sobre os primeiros números da Campus Party fornecido no ótimo blog da Raquel Camargo

- Por fim, os detalhes da abertura, incluindo, a Vaia e as criticas contra o discurso de José Serra e apresentação do Teatro Mágico, a banda apropriada para este evento.

- Na grande mídia, o destaque vai para as noticias sobre a falta de internet antes do evento começar oficialmente. A noite, por perto de uma 7 horas da noite, pessoas pelo Twitter reportaram que a Internet estava funcionando.

Ps: no final deste post, percebendo que estou muito mais informado que o pessoal que está lá no evento. 110 km de distância…

16 de jan de 2009

BBB9 e a guerra

Quem disse que o BBB9 não teria nada haver com o que está acontecendo com eventos em Gaza. Parece uma bobagem homérica, mas podemos estar de frente com a primeira disputa religiosa no paredão. Leonardo, disputou no blog de inscrições com Naná a vaga para entrevista para entrar na casa. Através das informações disponibilizadas no 8P, Naná sabia que Leonardo era Judeu não praticante. A declaração dela na madrugada de hoje tem tudo para ser interpretado da seguinte forma: o lado A poderá se juntar para mandar Leonardo para o paredão com o indicado do líder, já que o lado B teria um voto a menos. E Leo pode ser vitima da postura dominante de Israel em cima do Estado Palestino e os interesses que envolve os dois lados em relação a Faixa de Gaza.

Sim, BBB também é geografia mundial, e pode ser no fundo, preconceito. Este é o meu medo, em uma país que a religião é motivo de uma guerra silenciosa que pode ser tão maléfica quanto outras. PS:: Estados Unidos, nos últimos dias da administração Bush, fecha outro cessar fogo unilateral. Engraçado é ver a ofensiva diminuir antes do dia 20, né? Porque será?

7 de jan de 2009

A verdadeira revista eletrônica

Quando a muito tempo atrás, falava-se que o Fantástico era sua revista eletrônica semanal, nunca imaginaram que este titulo seria roubado. Afinal de contas, um resumo das noticias da semana de forma ágil e rápido não perderia espaço nunca, misturado com reportagens investigativas e de grande impacto, certo? Bom, nem vou colocar a palavra errado após desta questão. Errado é muito pouco.

A internet já tomou o lugar de muitas revistas de opiniões, e com universo muito maior de fonte de dados e a possibilidade das informações serem enviadas em tempo quase real fizeram dela o universo ideal para informa-se sobre o cotidiano e as noticias do Brasil e do mundo. Mas alguns sites são meras extensões da mídia tradicional, inclusive em muitos aspectos apenas cópias de posições políticas e empresarias de grupos de opinião.

Mas como na Internet existe espaço para opiniões fora do lugar comum, é importante ressaltar quando estes espaços crescem e cada vez mais atraem olhares para si próprio. Um desses casos é o Terra Magazine, projeto criado por Bob Fernandes faz 3 anos junto com o portal Terra.

Merece ser mencionado pelo seu conteúdo focado em matérias interessantes e em alguns casos, fora do tradicional foco dado pelos outros veículos de impressa brasileiros, além de terem profissionais com alto gabarito e currículo, como o próprio Bob, que este ano foi o primeiro Jornalista a noticiar a operação Satiagraha, motivo de tantas noticias no último ano e talvez muito mais neste.

Agora, o Terra Magazine também destaca-se pelo aumento colunistas, incluindo figuras como Walter Fanganiello Maierovitch, que assinava um blog na CBN e que agora passa a fazer parte da revista do Terra, Mikhail Gorbatchev, ex-presidente da URSS, o ex-líder sandinista Sergio Ramírez e também o Economista e analista do New York Times Paul Krugman.

Ao dar espaço a opiniões de diversos analista com visões culturais diferentes, através de um ambiente único, o Terra Magazine sim pode ser chamado de revista eletrônica. Com noticias do dia-a-dia, opinião e entretenimento em um mesmo local.

3 de jan de 2009

Como Enganar uma Loira.

comoenganarumaloira

Samba é rock!

Sempre pensei como ficaria uma mistura assim. Um rock and roll bem pesado com a nossa levada samba com swing. E não é que existe uma banda assim:

Sambô

Tem gente famosa que já ouviu falar também.

O site do grupo (ou banda?!) é muito bom. E eles estão fazendo carreira Brasil afora. Minha ignorância musical nos últimos tempos impediu de conhecer mais a fundo. Agora que conheci eu aprovo.

2 de jan de 2009

Finalmente, eles apareceram!

Por muito tempo, sempre ouvir falar que a Mídia manipula, que a Mídia transforma as opiniões das pessoas conforme interesses deles e que a Mídia no Brasil disfarça o jogo sujo que acontece em todos os setores da nossa sociedade. Sempre a Mídia. Mas quem era a Mídia no Brasil? A complexidade das informações sobre os proprietários das redes de informação e as diversas instituições ligadas a comunicação social, independente do meio, sempre atrapalhavam qualquer tipo de opinião mais isenta e pautada a respeito. Muitas vezes caímos em um poço sem fundo, já que existia pouquíssimas informações sobre estes dados de forma tabulada e organizada. Mas é muito provável que isto irá cair por terra.

Através de um post do Blog do Nassif, soube da existência deste maravilhoso projeto que tem por objetivo mostrar o mapa da Mídia no Brasil. Nele você pode ver também os donos da empresas de telecomunicações, inclusive se eles estão ligados a politica e quais entidades eles representam ou estão ligadas. Com um trabalho visual muito bonito e ainda em beta no quesito de atualização dos seus dados, o Donos da Mídia coloca-se como uma poderosa e útil ferramenta para entender como funciona a comunicação social no Brasil.

Ponto para comunicação social liberal feita através da World Wide Web, como sempre.