28 de out. de 2007

F1 e o You Tube

O melhor video sobre a temporada 2007, na pista



Este ano tivemos uma relação nada amistosa entre F1 e os usuários do site You Tube, devido ao acordo que foi feito sobre não divulgar trechos das corridas nos videos postados no site.

Eu acho isso um tremendo tiro no pé da FIA na divulgação da categoria, pois seria um espaço gratuito para propaganda de marcas que gastam milhões para ser vistas nos carros e macacões. Só que parece que os milhões em direito de imagem das TVs valem mais.

O curioso é que esse ano existiram contribuições significativas de videos que ajudaram a categoria analisar melhor os fatos ocorridos durante as provas.

Como exemplo disso o famoso video de Hamilton no Japão que que já foi bastante comentado.

Outra situação que surge é a complexidade do quesito direitos de imagem. O acidente do Kubica no Canadá sofreu diversas restrições de sua exibição, incluindo de pessoas que levavam suas cameras pessoais para autodromo e filmaram o acidente. Isso abre uma discussão: A FIA é dono dos direitos de imagem registrado por terceiros, mesmo estes devidamente autorizados a entrar com suas cameras digitais nos circuitos.

Só que é claro que na Internet até o proibido se torna válido com pequenos efeitos visuais:



Ps1: A nova opção de personalização do Player do YouTube é bem fraca.
Ps2: O video dos melhores momentos do campeonato da F1 mostra bem como Kimi Raikkonnen teve sorte neste ano. Só aparece em destaque naquela fantástica ultrapassagem de Hamilton em Monza. E aproveitou-se do erro do novato e da falta de apoio da Mclaren no Alonso e ganhou o título.