7 de jan. de 2009

A verdadeira revista eletrônica

Quando a muito tempo atrás, falava-se que o Fantástico era sua revista eletrônica semanal, nunca imaginaram que este titulo seria roubado. Afinal de contas, um resumo das noticias da semana de forma ágil e rápido não perderia espaço nunca, misturado com reportagens investigativas e de grande impacto, certo? Bom, nem vou colocar a palavra errado após desta questão. Errado é muito pouco.

A internet já tomou o lugar de muitas revistas de opiniões, e com universo muito maior de fonte de dados e a possibilidade das informações serem enviadas em tempo quase real fizeram dela o universo ideal para informa-se sobre o cotidiano e as noticias do Brasil e do mundo. Mas alguns sites são meras extensões da mídia tradicional, inclusive em muitos aspectos apenas cópias de posições políticas e empresarias de grupos de opinião.

Mas como na Internet existe espaço para opiniões fora do lugar comum, é importante ressaltar quando estes espaços crescem e cada vez mais atraem olhares para si próprio. Um desses casos é o Terra Magazine, projeto criado por Bob Fernandes faz 3 anos junto com o portal Terra.

Merece ser mencionado pelo seu conteúdo focado em matérias interessantes e em alguns casos, fora do tradicional foco dado pelos outros veículos de impressa brasileiros, além de terem profissionais com alto gabarito e currículo, como o próprio Bob, que este ano foi o primeiro Jornalista a noticiar a operação Satiagraha, motivo de tantas noticias no último ano e talvez muito mais neste.

Agora, o Terra Magazine também destaca-se pelo aumento colunistas, incluindo figuras como Walter Fanganiello Maierovitch, que assinava um blog na CBN e que agora passa a fazer parte da revista do Terra, Mikhail Gorbatchev, ex-presidente da URSS, o ex-líder sandinista Sergio Ramírez e também o Economista e analista do New York Times Paul Krugman.

Ao dar espaço a opiniões de diversos analista com visões culturais diferentes, através de um ambiente único, o Terra Magazine sim pode ser chamado de revista eletrônica. Com noticias do dia-a-dia, opinião e entretenimento em um mesmo local.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!! Quanto foi o cachê que o Terra te pagou?? hauhauhauhau
e quantos aos outros portais, como UOL? Tem algo similar ao Terra Magazine?

Thiago R. S. Rosa disse...

O Terra nao pagou nada... Eu que gosto do Terra Magazine faz tempo. E que eu saiba, nao existe nenhum projeto parecido nos outros portais. Alem disso, eu conheco um pouco a trajetoria do Bob Fernandes, que e um jornalista que respeito muito pela credibilidade.