2 de out. de 2006

O que foi esta eleição.

Nacional: PMDB e PFL continuam dando as cartas no Congresso. PSDB e PT no executivo, junto com o PMDB, com a diferença das praças administradas pelos partidos de Alckmin e Lula.
Nosso congresso foi renovado em partes: Sanguessuga não tem vez: só 9 continuam. Mensaleiro pode, PP e PT voltam com seus parlamentares de sempre. O Senado mantém estabilidade, com renovação de apenas 25% e com uma gama maior de partidos pequenos.

Partidos pequenos que vão sumir, sem o dinheiro público e benefícios de montar bancadas. A clausula de barreira pressupõe um novo cenário, perigoso: uma mudança de cadeiras nunca vista na história da política nacional. Será que não é hora da reforma, prometida desde 1994????

-Curiosidades:

-Maluf foi o mais votado em números absolutos. A proporção de votos deles é quase de 2 mil para cada dia que ele ficou preso.

-Crivella não foi para o segundo turno. A Globo agradece. A Record Chora.

-Palocci, Genoino, Costa Neto, Cunha, Henry, Mabel: Só faltou o Bob...

-Miranda, Serdan fora, Dinamite dentro: o esporte agradece.

-ACM fora do governo e senado baiano. Só falta na próxima eleição a família ir...

-Roseana no segundo turno, José vence apertado: Sarney em queda???

-Bruno eleito: Será que vai ter o mesmo apelo de avô Covas?

-Hartung ganhou no ES com a maior porcentagem do Brasil. Saiu do PT e mantém boas relações com eles, além do PSDB. Presidente???

-Rigotto fora do segundo turno, Garotinho preocupado com Cabral, Quercia com votação inexpressiva: o PMDB não tem candidato com apelo para Presidente... Hartung???

-Aécio ganha: Será 2010?

-Serra ganha: Será 2010?

-Alckmin no segundo turno: Aecio e Serra em 2014?

-Aguiar, Clodovil, filho do Ratinho, Russomanno... só faltou o João Kleber e Marcia Goldschmidt.