13 de mai. de 2010

A paixão das músicas através dos anos

Estava ouvindo uma coletânea antiga do Paralamas do Sucesso, o Arquivo I, que contém os maiores sucessos do grupo liderado por Herbert Viana na década de 80.  Músicas críticas como “Selvagem” ou “Alagados”, introspectivas como “Óculos” e histórias típicas de sonhos de juventude como “Vital e sua Moto”. Ótimas músicas selecionadas e uma harmonia incrível para um grupo de rock.

E com a profusão de comentários sobre a Banda Restart, que eu nunca tinha ouvido falar até acompanhar a confusão na FNAC da Paulista, que rendeu um meme na Internet grande em virtude das declarações de seus fãs, fez com que eu ficasse curioso para saber que tipo de som eles tocam.

E a partir destes dois pensamentos, juntei eles e condensei em um idéia para este post. Por serem bandas que atingiam o mesmo público (adolescentes e jovens) em épocas diferentes e que além disso, buscavam tratar de temas mais comuns para seus fãs. Como essas bandas, eles também tinham sua veia apaixonada. E foi a partir dela que fiz essa pequena comparação, entre canções que falam de sobre paixão. Qual é sua escolha? Eu já fiz a minha, e tenho certeza que não foi agora.

Levo Comigo – Restart

E eu quis escrever uma canção
Que pudesse te fazer sentir
Pra mostrar que o meu coração
Ele só bate por ti
Como uma bela melodia pra dizer
O que eu não consigo explicar
Como uma bela melodia pra você ver
Tudo o que eu queria te falar
E dizer que é você que pode me mudar,
que pode me salvar
Eu vou te esperar
aonde quer que eu vá
aonde quer que eu vá
te levo comigo
Eu vou te esperar
aonde quer que eu vá
aonde quer que eu vá
te levo comigo
E eu quis escrever uma canção
Que pudesse te fazer sentir
Pra mostrar que o meu coração
Ele só bate por ti
Mas dessa vez eu já decidi
quero ver os teus olhos ao dizer
Tudo aquilo que eu só consegui
sentir com você
E dizer que é você que pode me mudar,
que pode me salvar
Eu vou te esperar
aonde quer que eu vá
aonde quer que eu vá
te levo comigo
Eu vou te esperar
aonde quer que eu vá
aonde quer que eu vá
te levo comigo...
E aonde quer que você for, eu estarei contigo!

Quase um Segundo – Paralamas do Sucesso

Eu queria ver no escuro do mundo
Onde está tudo o que você quer
Pra me transformar no que te agrada
No que me faça ver
Quais são as cores e as coisas
Pra te prender?
Eu tive um sonho ruim e acordei chorando
Por isso eu te liguei
Será que você ainda pensa em mim?
Será que você ainda pensa?
Às vezes te odeio por quase um segundo
Depois te amo mais
Teus pêlos, teu gosto, teu rosto, tudo
Que não me deixa em paz
Quais são as cores e as coisas
Pra te prender?
Eu tive um sonho ruim e acordei chorando
Por isso eu te liguei
Será que você ainda pensa em mim?
Será que você ainda pensa?
Às vezes te odeio por quase um segundo
Depois te amo mais
Teus pêlos, teu gosto, teu rosto, tudo
Que não me deixa em paz
Quais são as cores e as coisas
Pra te prender?
Eu tive um sonho ruim e acordei chorando
Por isso eu te liguei
Será que você ainda pensa em mim?
Será que você ainda pensa?