23 de out. de 2010

About.me: O último lifestreaming

image

Muita gente tem dificuldade de gerenciar as diversas contas de redes sociais, tanto que a preocupação era grande em como lidar com diversas redes e suas convergentes informações. De certa maneira o crescimento do Facebook devido a sua API pública que possibilitou milhares de desenvolvedores trabalhar com aplicações convergindo outros ambientes da web com as informações alocadas dentro da própria rede, fez com que este padrão de Framework se transformasse em tendência. Porém, ainda não é 100% eficiente pela falta de métricas.

Dentro deste contexto, surgiu os lifestreaming, que se apropriam de feeds e de APIs Públicas para receberem informações de outras redes sociais e postarem em um único lugar. Infelizmente, a grandes startups deste movimento, o Tumblr e o Posterous, tem foco diferente. O dashboard do Tumblr é tão fácil para atualização de imagens, que o serviço foi desvirtuado pelo próprios usuários e virou uma rede social de distribuição de imagens. Já o Posterous tem ótima integração com SMS e e-mail, mas por muito tempo permitiu associar um número pequeno de redes sociais.

Com isso, a questão do lifestreaming ficou em torno do modelo apresentado pelo Twitter e melhorado e patenteado pelo Facebook: Atualizações em linha com links para os dados específicos. Mas parece que alguém entendeu que para um lifestreaming funcionar bem, é necessário ter um perfil público como repositório de fácil acesso, assim como se tornou o Facebook. Logo, era preciso recriar esta ideia desde o inicio.

Então surge o About.me, que de inicio já vem com missão de adaptar funcionalidades presentes em todas estas ferramentas, usando o conceito simples de sites como Flavors.me e Me Adiciona: a partir de um perfil público comum, o usuário tem acesso as principais redes sociais de uma determinada pessoa, tendo acesso a todo seu lifestreaming e possibilitando tirar métricas de acesso de forma simples e fácil.

Como perfil público, o About.me parece bastante com o Flavors.me, tanto no Dashboard quanto na caracterização do conteúdo da pagina. A grande diferença em relação aos outros sites é ele já contar com uma boa gama de redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Blogger, Wordpress e TypePad) e possibilitando administrar estas informações de maneira simples.

Tudo parece bem simples no About.Me, desde a customização dos serviços até atualização dos dados. Talvez seja a hora de dizer que é o fim dos lifestreaming, mas isso só o tempo dirá.