23 de out de 2010

About.me: O último lifestreaming

image

Muita gente tem dificuldade de gerenciar as diversas contas de redes sociais, tanto que a preocupação era grande em como lidar com diversas redes e suas convergentes informações. De certa maneira o crescimento do Facebook devido a sua API pública que possibilitou milhares de desenvolvedores trabalhar com aplicações convergindo outros ambientes da web com as informações alocadas dentro da própria rede, fez com que este padrão de Framework se transformasse em tendência. Porém, ainda não é 100% eficiente pela falta de métricas.

Dentro deste contexto, surgiu os lifestreaming, que se apropriam de feeds e de APIs Públicas para receberem informações de outras redes sociais e postarem em um único lugar. Infelizmente, a grandes startups deste movimento, o Tumblr e o Posterous, tem foco diferente. O dashboard do Tumblr é tão fácil para atualização de imagens, que o serviço foi desvirtuado pelo próprios usuários e virou uma rede social de distribuição de imagens. Já o Posterous tem ótima integração com SMS e e-mail, mas por muito tempo permitiu associar um número pequeno de redes sociais.

Com isso, a questão do lifestreaming ficou em torno do modelo apresentado pelo Twitter e melhorado e patenteado pelo Facebook: Atualizações em linha com links para os dados específicos. Mas parece que alguém entendeu que para um lifestreaming funcionar bem, é necessário ter um perfil público como repositório de fácil acesso, assim como se tornou o Facebook. Logo, era preciso recriar esta ideia desde o inicio.

Então surge o About.me, que de inicio já vem com missão de adaptar funcionalidades presentes em todas estas ferramentas, usando o conceito simples de sites como Flavors.me e Me Adiciona: a partir de um perfil público comum, o usuário tem acesso as principais redes sociais de uma determinada pessoa, tendo acesso a todo seu lifestreaming e possibilitando tirar métricas de acesso de forma simples e fácil.

Como perfil público, o About.me parece bastante com o Flavors.me, tanto no Dashboard quanto na caracterização do conteúdo da pagina. A grande diferença em relação aos outros sites é ele já contar com uma boa gama de redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Blogger, Wordpress e TypePad) e possibilitando administrar estas informações de maneira simples.

Tudo parece bem simples no About.Me, desde a customização dos serviços até atualização dos dados. Talvez seja a hora de dizer que é o fim dos lifestreaming, mas isso só o tempo dirá.

20 de out de 2010

Café com Velocidade #139 – F1, MotoGP e Nascar

image

Texto publicado no Além das Corridas.

O Café com Velocidade, tradicional Podcast sobre automobilismo, também fará parte das atualizações do Além das Corridas. E nesta edição, você poderá ouvir uma breve analise sobre a prova da Coréia do Sul, no “misterioso” circuito de Yeongam. Além disso, uma breve analise sobre a notícia bomba do dia, sobre a contratação de Pastor Maldonado pela Williams.

Na MotoGP, o passeio do nativo Casey Stoner em Phillip Island na Austrália e a analise da disputa do terceiro lugar da prova pelos futuros companheiros de equipe Valentino Rossi e Nicky Hayden, que já deve estar rendendo certa preocupação para a Ducati.

Além disso, falamos da prova de Charlotte da Nascar e a vitória do melhor piloto fora do Chase deste ano. Jamie McMurray surpreendeu a todos com esta vitória em cima de pilotos que disputam título, como Kyle Busch, Jimmie Johnson e Denny Hamlin. Aliás, segue a disputa equilibrada entre JJ e Hamlin, com Kevin Harvick na cola. Será que Johnson deixa escapar essa?

Espero que gostem desta edição e deixem suas impressões nos comentários e/ou no nossos canais de comunicação. Abaixo o player para ouvir o podcast no site e o link para download e pode carregar o programa para qualquer lugar.


Download (mp3)

17 de out de 2010

Café com Velocidade #138 – F1, Stock Car, MotoGP, Truck e Nascar

image

A última edição do Café com Velocidade foi bastante movimentada. Partindo de trás para frente, falamos de Nascar e o domínio estabelecido por Jimmie Johnson no Chase, que mesmo não vencendo, controla a vantagem para os rivais no Chase e começa a dar as cartas na categoria.

Também a Fomula Truck foi destaque, com a vitória do ótimo piloto Beto Monteiro, um verdadeiro desbravador dentro da categoria. Levou a Iveco a primeira vitória na categoria e é o único piloto a vencer com 3 marcas de construtores diferentes (Scania, Ford e Iveco). E a Nascar está aí para ele…

Já na MotoGP, a melhor corrida do ano, com Valentino Rossi voltando a ser Valentino Rossi e a consagração de Jorge Lorenzo, conquistando seu primeiro título na categoria principal. Pois é, mais um espanhol no topo do pódio.

Na Stock Car, começou a disputa da Super Final em uma interessante corrida em Londrina, com Max Wilson vencendo a prova com arrojo e uma estratégia perfeita. E a disputa promete para as próximas provas.

E para terminar, F1. Uma corrida um tanto monótona em Suzuka, que só não foi sonolenta por conta de Kamui Kobayashi e suas ultrapassagens kamikazes. Além disso, uma discussão tomou conta do programa: seria a hora da Red Bull priorizar um piloto para a disputa do título? Essa discussão rendeu bons pontos de vista e acalorou o programa. Confira!


Download (mp3)

Café com Velocidade #137–F1, MotoGP, Indy

image

Para tirar o atraso, nada como relembrar a edição 137, com os comentários anteriores ao GP do Japão, MotoGP em Motegi e a decisão do Título da Formula Indy em Homestead para o “Escocês Voador” Dario Franchitti, para alegria de sua linda esposa Ashley Judd. Confiram!


Download (mp3)