1 de jun. de 2009

Um dia de reflexão

Um dia atípico. Quando você começa o seu dia sabendo que um avião desapareceu com 228 passageiros a bordo, você já pensa que tem algo de errado. Mas todas as ações que ocorreram logo depois deste fato, deixaram o dia mais intrigante, curioso e triste.

Muitas pessoas no Twitter que seguem a DJ Lalai, observaram um update comentando sobre sua viagem a Paris, falando que iria morrer na viagem. Logo que surgiram as noticias a respeito do sumiço do avião, comentários se espalharam pelo seguidores dela dizendo que ela estava no no avião desaparecido. Uma tragédia que pode ter sido motivada seja pelo descuidado e preocupação de amigos ou por outros motivos nada respeitosos e que nem devem ser mencionados.

Logo depois, o que me chamou a atenção foi a pesquisa sobre o perfil do usuário do Twitter no Brasil feita pela Bullet e cascateada por vários usuários durante o dia. Uma pesquisa que torna claro quem está por trás dos posts relacionados ao caso mencionado acima. Pesquisa por sinal bem conduzida e com uma profundidade de informações relevantes para todo e qualquer tipo de pessoa ou empresa que quer aproveitar o potencial da ferramenta. Segue abaixo a apresentação:

E da onde eu tirei reflexão destes dois assuntos, que só tem o Twitter algo relacionado? Vamos  pontuar alguns pontos que achei interessante na apresentação:

  • Slide 20: Na grande maioria, as pessoas que tem o Twitter que tem superior completo. Logo, a maioria tem formação intelectual completa.
  • Slide 22: A maioria dos donos de twitter no Brasil possui blog
  • Slide 23: A maioria utiliza ferramentas da web 2.0, com bastante ênfase em redes sociais como Orkut, Facebook e Flickr.
  • Slide 26: Média de followers e following acima de 100 usuários.
  • Slide 31: Esmagadora maioria confia no conteúdo disseminado no Twitter.

Utilizo com base estes dados e mais a analise promovida pelas pessoas que produziram o material e que foi demonstrado nos últimos slides que o Twitter com apenas 140 caracteres é uma ferramenta tão poderosa na questão de disseminação de conteúdo, que os próprios donos não tem idéia da dimensão de como suas atualizações podem afetar a vida de alguém. Quando você propõem uma discussão que envolve qualquer tipo de assunto, o Twitter facilita que as informações sejam rastreadas ou compartilhadas. E ai mora um perigo monstruoso, pois lá o público pode tomar direções que não seriam as corretas.

Aqui eu não vou discutir o motivo de quem fez isso e se queria ou não prejudicar a Lalai, mas sem dúvida ela foi vitima do poder invisível que o passarinho tem. Da falta de conhecimento de quem usa o Twitter. Pois eles pode informar e desinformar.

É isto. Lembrando que este post foi todo baseado em informações do Twitter. Ou seja, utilizando o mínimo do potencial é possível consolidar dados de maneira condizente e que possa produzir algo sem ir para o perigoso caminho do achismo e do desencontro.

PS: Gostaria de me solidarizar com a Sandra Landeiro, do blog Sangerine, que foi sim afetada pelo desaparecimento da aeronave. Neste momento, nós da internet podemos apenas torcer para ela ter força para agüentar esta situação.

Um comentário:

Déa Orue disse...

Slide 20: a pessoa que fez esse slide, em especial, é uma pessoa limitada, com certeza. NAONDE que ter ensino superior completo mostra que a pessoa tem formação INTELECTUAL completa?

Desculpa, ela não frequentou as aulas da faculdade. Estudei numa faculdade mega elitista de São Paulo e vi muitos graduandos e posteriormente graduados que não sabiam sequer escrever direito.

Faculdade não dá inteligência pra ninguém, infelizmente.

E as bobeiras que se propagam no twitter só confirmam o que acabei de falar.