31 de ago. de 2009

Um pouco de esporte

Neste exato momento, enquanto escrevo este post, encerrasse a primeira rodada do Campeonato Espanhol com o jogo do Barcelona contra o Sporting Gijon. Observando este jogo, não da para negar o esplendoroso poder ofensivo deste time, que mesmo sem quatro titulares mantém a mesma disposição tática sem cair o nível técnico. Uma beleza de time!

Beleza diferente do Real Madrid, que terá neste ano jogadores mais imprevisíveis no seu elenco, mas com muita vontade de ganhar títulos sobre os aplausos dos torcedores Merengues. Real que terá como maior desafio jogar mais bonito que o Barcelona e ganhar mais títulos que os catalães. Como eu queria isso por aqui.

Além do Campeonato Espanhol, pude acompanhar o massacre Interista contra os Rossoneris do Milan no Giuseppe Meazza. O Milan não se renova no meio campo e mantém uma base desgastada e sem tanta qualidade técnica (exceção do Pirlo, que não vem sendo regular como antes). Enquanto isso, Thiago Motta e Sneijder adicionaram marcação e qualidade de passe que faltava a aguerrida equipe Azul de Milão. Com Mourinho, este time da Inter dará trabalho e poderá surpreender na Uefa Champions League.

Por falar em UCL, o sorteio reservou o encontro das quatro equipes mencionadas acima, colocando em frente o ex-time de Kaká e o duelo Ibrahimovic e Eto’o contra o seu ex-clubes. Real Madrid x Milan e Barcelona x Inter de Milão prometem confrontos épicos. Enquanto nos outros grupos, ressaltando a sorte do Arsenal pegando um grupo mais fraco com adversários de menor expressão na Europa, e o grupo formado por Sevilla, Rangers, Sttutgart e Unirea, onde qualquer um dos times tem chance de passar e ser a surpresa da competição.

No Brasil, o futebol no final de semana não proporcionou grandes jogos, apenas com destaques para o empate maluco do Grêmio, que não ganha de ninguém fora de casa, e o Botafogo, que não ganha de ninguém no Engenhão, em um três a três baseado em erros e lance bisonhos, como o gol do Jonas, além do merecida goleada do Inter sobre o Goiás, em jogo onde houve amplo domínio do Inter e que foi marcado pela estréia com expulsão em lance de Fernandão em que ele “dá as costas” para o Magrão com excesso de força. Eu não creio que tenha sido lance para expulsão, porém, não vejo como erro absurdo da arbitragem. No jogo que chamou todas as atenções, São Paulo e Palmeiras fizeram um jogo sem gols e também sem graça, com destaque para a boa atuação de Marcos em lances casuais da equipe do São Paulo.

Só que não é só de futebol que vivemos de emoção na semana passada. A Copa América de Basquete, que está sendo realizada em Porto Rico, trouxe a renovada seleção de Moncho Monsalve buscando a classificação para o próximo mundial da categoria. Digo que a seleção é renovada, pois depois de muito tempo, jogadores da NBA e das principais ligas européias, além dos jogadores da NBB podem atuar juntos. Até agora, o Brasil ganhou os quatro jogos que disputou pela competição, mostrando um bom jogo de garrafão com os pivôs Tiago Splitter e Anderson Varejão, coisa que sempre faltou em outras épocas. Agora, o tiro de longe é uma opção e não a principal jogada do time. E Leandrinho, sem a condição de estrela da equipe, vem jogando muito mais do que em outras competições. Com a campanha atual, o Brasil demonstra ser a equipe favorita, numa competição de nível técnico baixo, mas que é importante para uma analise do que será necessário mudar no futuro do time. Algo que deverá ser feito também na Copa América Feminina, que terá inicio logo após o fim da competição masculina.

Na área da velocidade, muitas emoções com provas espetaculares da Formula Indy e Formula um, e uma prova morna da MotoGP. No caso das competições de Formula, a prova em Chicagoland pela Indy foi das melhores dos últimos tempos. Ryan Briscoe ganhou a prova por 0,0077s de diferença para Scott Dixon. Esta foi a quarta menor diferença da história da IRL. Mario Moraes chegou em terceiro e por muito pouco, não surpreendia na volta final. Mesmo assim, foi o melhor resultado do piloto da KV conquistado até agora em quase 2 anos competindo na Indy.

Na MotoGP, Jorge Lorenzo venceu a prova de Indianápolis e segue sua busca para evitar a conquista de mais um título de Valentino Rossi. E tudo deu certo para ele. Com Casey Stoner ainda fora, Lorenzo conquistou a vitória ajudado pelo erro de Dani Pedroza e Valentino Rossi, que caíram de suas motos durante a prova. No caso de Valentino, a queda ocasionou um problema no acelerador que impediu ele continuar na disputa da corrida e viu a diferença que tinha para o espanhol companheiro de equipe diminuir para 25 pontos faltando 5 provas. Podemos esperar muito mais emoção nas próximas provas, até porque está em Indianápolis foi atípica para os padrões das duas rodas, sem nenhuma grande disputa no templo do automobilismo mundial.

Em outro templo automobilístico, tivemos uma grande corrida em Spa, com Kimi Raikkonen voltando a ser o Iceman e conquistando a primeira vitória da Ferrari da temporada, além de voltar ao topo do pódio depois de um jejum de 1 ano e 4 meses. Destaques da corrida tiveram vários, em todas as linhas possíveis de imaginar. O drama do acidente que tirou Jenson Button e Lewis Hamilton no inicio da disputa, a ineficiência da corrida de Luca “How Bad You Are” Badoer com o mesmo equipamento que ganhou a disputa, os momentos  de tensão de Rubens Barrichello com problema no Motor nas ultimas três voltas, terminando a prova em chamas, além da alegria incontida da Force Índia, que conseguiu não só os seus primeiros pontos na categoria, mas subir ao pódio numa corrida impecável de Giancarlo Fisichella. Até notícias de bastidores apimentaram a prova, com a revelação de Reginaldo Leme que a Renault está sendo investigada por um suposto caso de manipulação de resultado da corrida em Cingapura na ultima temporada, que envolveria Nelsinho Piquet e a batida que ocorrera naquela edição do GP, que pode ter ocorrida após uma ordem de equipe partida de Flavio Briatore. De fato, um GP inesquecível.

É isso. Muita coisa que todo mundo já sabe que eu resolvo dar os meus pitacos. E que darei toda segunda feira. Segunda será o dia dos esportes aqui. Tomará que semana que vem tenha bons assuntos para comentar.

PS: O jogo do Barcelona, aquele que eu comentei no inicio do post, terminou 3x0, com Ibrahimovic fazendo gol e alguns lances de efeito. Este time é ainda favorito de tudo, sem dúvida!