10 de nov de 2009

A Estratégia do Twitter

O Twitter está entregando uma série de novas funcionalidades para gerenciar sua página web que estão gerando uma certa repercussão dentro da rede social. A primeira grande mudança foi a introdução de Listas, onde o usuário poderia adicionar outros membros sem necessariamente segui-los, desta maneira é possível filtrar e acompanhar esta informações de forma organizada e acessível.

A segunda grande novidade é o update automático da timeline. Após um determinado tempo (pelos meus calculos 15 segundos), é enviado uma informação de quantos tweets novos estão disponiveis das pessoas que voce seguê. Quando você da um clique nesta informação, aparece as atualizações na sua tela quase que imediatamente.

newtweet

A última novidade que está em fase de testes é o mecanismo para Retweet. A partir de agora, voce poderá acompanhar a evolução de um RT utilizando este botão. Além disso, existe uma área em separado para acompanhar RTs seus, de outros seguidores e pessoas que não estão na sua timeline. Além disso, repare na figura abaixo feita pelo Rene Fraga que existe também identificação visual através dos avatares das pessoas:

RT

Vendo tudo isso apresentado, fica claro que a intenção inicial é melhorar a experiência do usuário do Twitter através da pagina do servico. Porém, o fundo é mais amplo. Ao utilizar mais a Web, o número de requests aos servidores da plataforma ficam mais sincronizados. Junto com a limitação de uso por hora, o sistema no seu background fica mais estável. Além disso, o Twitter nada mais do que está integrando ao cliente web dele soluções que já eram existentes em outros clientes desktop, como TweetDeck, o Brizzly e o HootSuite.

Isso significa que estas funcionalidades são uma forma de incentivar os usuários a utilizarem mais a interface web. Dessa forma, como ja dito, poderá ser possível ver um ganho de performance e a sub utilização dos clientes que acessam diretamente a API do Twitter, que ajudaramm a expandir seu sucesso, mas que hoje em dia tornaram-se um pequeno problema para ser resolvido. Álias, o espaço deles ainda estão garantidos para navegação via celular, onde este apps tem forte incidência.

Como já foi muito divulgado, o Twitter tem um plano de expansão ambicioso para os próximos anos. Para dar certo, este momento será crucial para saber até onde e como eles deverão chegar. E este plano começou agora com esta mudanças, ainda acompanhadas das tradução dos menus divulgado para o inicio do ano. É esperar para mandar um tweet sobre o assunto…