O Twitter está entregando uma série de novas funcionalidades para gerenciar sua página web que estão gerando uma certa repercussão dentro da rede social. A primeira grande mudança foi a introdução de Listas, onde o usuário poderia adicionar outros membros sem necessariamente segui-los, desta maneira é possível filtrar e acompanhar esta informações de forma organizada e acessível.
A segunda grande novidade é o update automático da timeline. Após um determinado tempo (pelos meus calculos 15 segundos), é enviado uma informação de quantos tweets novos estão disponiveis das pessoas que voce seguê. Quando você da um clique nesta informação, aparece as atualizações na sua tela quase que imediatamente.
A última novidade que está em fase de testes é o mecanismo para Retweet. A partir de agora, voce poderá acompanhar a evolução de um RT utilizando este botão. Além disso, existe uma área em separado para acompanhar RTs seus, de outros seguidores e pessoas que não estão na sua timeline. Além disso, repare na figura abaixo feita pelo Rene Fraga que existe também identificação visual através dos avatares das pessoas:
Vendo tudo isso apresentado, fica claro que a intenção inicial é melhorar a experiência do usuário do Twitter através da pagina do servico. Porém, o fundo é mais amplo. Ao utilizar mais a Web, o número de requests aos servidores da plataforma ficam mais sincronizados. Junto com a limitação de uso por hora, o sistema no seu background fica mais estável. Além disso, o Twitter nada mais do que está integrando ao cliente web dele soluções que já eram existentes em outros clientes desktop, como TweetDeck, o Brizzly e o HootSuite.
Isso significa que estas funcionalidades são uma forma de incentivar os usuários a utilizarem mais a interface web. Dessa forma, como ja dito, poderá ser possível ver um ganho de performance e a sub utilização dos clientes que acessam diretamente a API do Twitter, que ajudaramm a expandir seu sucesso, mas que hoje em dia tornaram-se um pequeno problema para ser resolvido. Álias, o espaço deles ainda estão garantidos para navegação via celular, onde este apps tem forte incidência.
Como já foi muito divulgado, o Twitter tem um plano de expansão ambicioso para os próximos anos. Para dar certo, este momento será crucial para saber até onde e como eles deverão chegar. E este plano começou agora com esta mudanças, ainda acompanhadas das tradução dos menus divulgado para o inicio do ano. É esperar para mandar um tweet sobre o assunto…