2 de out. de 2009

O dono do mundo

Barack Obama é a maior novidade política da história. Seus discursos são aplaudidos e elogiados no mundo todo. A oratória dele chega quase a perfeição segundo muitas pessoas:

 

 

Foi eleito presidente da maior nação do mundo para tentar mudar a cara de uma país muito marcado pela gestão George W. Bush. Foi o primeiro negro a conquistar tal fato. Dizem que tudo que ele quer ele consegue.

Não é bem assim ultimamente. Obama está sofrendo uma cobrança interna muito grande por conta da reforma da no sistema de saúde, e hoje, sofreu uma derrota grande quando prestou a utilizar seu apoio na campanha derrotada de Chicago para ser sede olímpica, que como muitos já sabem, será no Rio de Janeiro.

Este pode ser um lado, mostrando a fragilidade de um pais que busca ficar no topo de qualquer maneira.

Mas, existe um outro lado, que lembra a história do Obama, mas que já perdura por 7 anos. Mesmo com todos os erros de sua administração, protegendo as mesmas pessoas que já deveriam ter sido execradas da sociedade e acobertando toda a corrupção que marca e continua a marcar este pais durante decadas, esta conquista mais uma vez se deve a figura do presidente Lula.

Lula disse varias vezes durante a campanha olímpica que este país não era mais o mesmo e que merecia esta oportunidade, e bradou “Sim, nós podemos!”, utilizando a simbólica frase do presidente americano na sua eleição. Nos bastidores, trabalhou duro para conseguir votos importantes. E deu certo, pois na eliminação de Chicago na primeira parte da votação, de 21 votos disponíveis, o Rio conseguiu 20 votos. E na hora que apareceu em público, Lula foi para o público e fez a festa do jeito que gosta. Falou para o povo quando ja tinha os bastidores domados.

 

 

Eu tenho sido muito critico deste governo por tudo que vem ocorrendo, mas seria tolo se não dissesse que Lula teve uma influência muito maior nesta decisão do Obama. Sem dúvida, ele já é o presidente mais importante da história do país, pelos índices de popularidade e pelos eventos que ele conseguiu durante sua gestão (Copa do mundo e Olimpíada). Nem mesmo tudo que Getúlio fez o fará ser tão lembrado quanto o que Lula conseguiu.

Hoje com certeza Lula irá dormir com a sensação de ser o dono do mundo. Do jeito que as coisas andam, sim ele pode pensar isso. Por hoje sim.