27 de out. de 2009

Onde a Paz não tem vez

Este video foi retirado do primeiro episódio da nova temporada do programa “Conexões Urbanas” do Multishow, onde José Júnior, Coordenador executivo do grupo AfroReggae, fala sobre a guerra urbana que acontece no Rio de Janeiro. O nome do video: “Uma mudança nas Favelas”

 
Um fato que chama atenção no primeiro minuto de video é quando Jose Júnior pondera para o Delegado da Polícia: “Raramente agora tem tido troca de tiros” para em seguida perguntar “Por que voce acha que eles(crime organizado) tem evitado confrotos com voces?”. Outra parte que chama atenção é aos 02 minutos e 30 segundos do vídeo o policial falando sobre a diminuição dos casos de violência por conta da utilização do Helicoptero da Policia nesta ações, o que teria ajudado no combate entre Policiais e Bandidos nos morros cariocas.
 
Após ver isso, cheguei a uma conclusão: nada deu certo até agora. NADA! Quando alguém fala que as trocas de tiros diminuiram e temos recursos como um helicoptero fazendo proteção ostensiva para população gerando uma expectativa de sucesso, alguém vai lá e mostra quem manda. E os Tiroteios? Bom, eles voltam para justificar uma ação do Estado contra o Poder Paralelo estabelecido.
 
E o AfroReggae, que trabalhando no terceiro setor busca um caminho para acabar com esta guerra, sofre uma baixa com o assassinato do seu coordenador, numa situação onde o descaso e a omissão beira o absurdo.
 
Mas absurdo mesmo é pensar que as poucas coisas que valem a pena estão perdendo o sentido e não tem mais o valor que deveriam ter. É duro pensar que no momento em que o Brasil está numa situação economica boa, a segurança continua com os mesmos problemas que se iniciaram lá atrás nos anos 70 e que parecem não ter solução. E isso não é um problema local. Vivo com alguém que vive sobre constante ameaça por conta do trabalho dela, que tinha uma proposta que “não foi aceita” por aqueles que realmente mandam. Afinal de contas, para que dar esperança se ela não existe de fato. Uma pena.