29 de out. de 2009

E o que tem de novo no Orkut?

image

Como muitos já devem saber, hoje estreou uma nova versão do Orkut, baseado no GWT – Google  Web Toolkit. Esta plataforma é a mesma utilizada para o Google Wave, ainda em operação beta e disponibilizada através de convites. Aliás, o novo Orkut também está sendo disponibilizado através de convites cascateados para algumas pessoas. Gostaria de agradecer a Baunilha do Smelly Cat por disponibilizar este convite para mim! :-)

Para iniciar, testei o novo Orkut nos três principais browsers disponíveis em suas versões finais mais recentes: Firefox 3.5, IE8 e Chrome 3.0. Por ser um produto Google, da para perceber que o novo Orkut roda muitíssimo bem encima deste navegador. E para minha surpresa, o pior tempo de resposta é do Firefox, que apresenta algumas pequenas falhas na hora de carregar a rede social. Também fiz o teste em cima do IE6 e o resultado pode ser verificado nesta foto aqui abaixo.

 

clip_image002[4]

Logo de cara, o impacto visual é extremamente agradável. Como muitos suspeitavam em certos detalhes lembra muito o Facebook. Porém, a usabilidade do Orkut manteve-se fiel ao que é utilizado dentro de todos os Aplicativos Web do Google, principalmente o Gmail. Fica evidenciado que a preocupação de não descaracterizar a rede social na sua origem foi eficaz neste ponto.

Seguindo no teste, observei as principais funcionalidades alteradas. Uma delas é maior visibilidade para os updates de seus amigos. Agora, você tem a possibilidade de comentar em qualquer uma das atualizações que aparecem no grupo de “Friend Updates” da sua lista, algo bem utilizado no Twitter e que foi adaptado para Facebook recentemente. Cabe ressaltar que não é possível ver as atualizações em tempo real como acontece no Facebook, você deve interagir com algum elemento de pagina para verificar se houve alguma atualização.

 

clip_image004[4]

Outra funcionalidade bastante modificada é a forma de atualizar as fotos. Agora, não é necessário abrir diversas paginas para efetuar a atualização, bastando apenas um clique no botão “edit” para alterar permissões, inserir legendas e editar posicionamento das fotos. Além disso, a possibilidade de avisar aos seus amigos via e-mail que eles têm permissão para acessar a foto selecionada. Conseguir perceber alguns erros nesta parte, como uma chamada de alguma API do GWT para salvar uma mudança na foto mesmo quando ela é cancelada no Firefox. Isso não acontece no Chrome e no IE

 

clip_image006[4]

Mais uma mudança é que você pode colocar um Vídeo como Testemunhal no Orkut. Infelizmente, esta funcionalidade ficou aquém do que esperava. Enquanto no Facebook você tem a possibilidade de gravar o vídeo através de mini aplicativo em flash, o Orkut restringe a possibilidade apenas a inserir uma URL do you tube para anexar um vídeo a pagina da pessoa. Muito pobre.

 

clip_image008[4]

Uma pequena mudança porém muito funcional é a possibilidade de visualizar todos os seus amigos e comunidades na tela principal através do seu avatar. E ainda a possibilidade de mudar a cor do cabeçalho das paginas, mas algo bem pequeno perto da possibilidade de adicionar planos de fundo como acontece no iGoogle ou no Gmail.

Por enquanto, estas mudanças estão restritas aos profiles de alguns usuários. O visual de comunidades e de paginas de configuração não está sendo feita através do GWT e para estes perfis esta sendo utilizado um layout hibrido. Vale ressaltar aqui que o Google anunciou que nos próximos meses ainda existirão inúmeras mudanças até que toda a estrutura seja migrada para o GWT.

Concluindo, as inúmeras mudanças no Orkut foram eficientes e vão de acordo com o que foi mostrado pela empresa na sua apresentação. Eu gostei das alterações e creio que elas poderão ser bem aceitas por todos os usuários, desde aqueles que entram uma vez por mês até para os heavy users e evitar uma possível migração para outras redes sociais, principalmente Twitter e Facebook.

12 comentários:

Anônimo disse...

Me convida?

Thiago R. S. Rosa disse...

Infelizmente eu só fui convidado, mas não tenho convites para dar... :(

Victoria disse...

todo mundo que é convidado, pode convidar 10 pessoas.

Thiago R. S. Rosa disse...

Victoria,

Até onde eu li, sua informação não está correta. Pessoas que receberam o convite de outras usuários para ingressar no novo orkut ainda não podem convidar ninguém. Contudo, indico o blog do personagem Danilo Miedi para este tipo de esclarecimento. E lá ainda não tem esta informação. ;)

Priscila disse...

Olá Thiago!!! Bom dia!!!
Então, estava lendo sobre o novo orkut na net... Pelo que vi, eles vão liberar alguns poucos convites... http://blog.orkut.com/
Então eu peço: me convida????? rs
oilolinha@gmail.com

Bjus

Thiago R. S. Rosa disse...

Maybe... ainda assim tenho que pensar a respeito :P

jhonson disse...

Fala ae Thiago.
Estive passando pelo guia de ajudas da google pesquisando sobre o novo visual que o orkut vai receber e vi tambem que sera preciso de de convites para ser um membro, e fiquei sabendo tambem que você é usuário símbolo da google na campanha pelo novo orkut, e vi o link do seu bloguer. Bem, creio eu que você receba milhares de pedidos de convites para o novo bloguer e acredito que você não tenha muito enteresse em mandar tantos convites, mais pesso a você que me de uma oportunidade de apreciar mais um novo conteudo que a grande mãe google nos oferece. Se poder me mandar um convite ficarei agradecido e como demostração de gratidão você sera meu primeiro amigo de minha rede de amigos.
Imail: spakejp@gmail.com

Aguardo respostas ansiosamente!!

Atenciosamente Jhonson.
Viva TI.

Thiago R. S. Rosa disse...

Thiago R. S Rosa <> Danilo Miedi. E voce errou mais coisas sobre o meu respeito. Acho que voce não merece... :P

Rafan Soares disse...

me convida ae brow
sou do www.rsxdownload.org
e-mail:rafansoares@uol.com.br
abraços!

Thiago R. S. Rosa disse...

Rafan

Deixa eu fazer uns esclarecimentos. Ontem, o Google liberou 10 convites para o novo orkut. Porém, eu só posso distribuir para quem é meu amigo no Orkut. Ou seja, não adianta ficar pedindo aqui. E agora, tem muita gente usando o novo Orkut. Pode ser que alguém da sua lista tenha um para voce... ;)

Abraços

Unknown disse...

alguém me convida por favor ?
fabii_mello@hotmail.com

Kayla disse...

pOWwWnnn Me add nessa tbm,, gentennn! gildeanny_matos@hotmail.com