22 de out. de 2009

Por que acessibilidade?

acessibilidade Esta resposta é tão simples que chega a ser difícil escrever muito mais do que duas linhas para responder: é direito de todo mundo, independente de condição física e social, ter o mesmo tipo de acesso seja a informação, seja alguma estrutura física ou por pura discriminação.

Acessibilidade é um assunto importantíssimo, e diferente do que muitos podem pensar, não é modismo. É necessidade. Abrir a possibilidade de alguém poder explorar seu potencial por métodos diferentes do habitual utilizando diversos fatores traz uma série de benefícios para sociedade, como:

- Economia para uso de materiais poluentes;

- Promove integração social;

- Auxilia o processo de sustentabilidade;

- Expande a economia para mercados diferentes;

E isso são apenas benefícios que vêem na minha mente agora. Mas existe uma série de outros que auxiliam na importância de projetos que busquem acessibilidade.

Alias, tenho que admitir que virei fã de um “projeto”, utilizando a definição do PMBOK de fomentar um trabalho único: o blog da Arquiteta Thais Frota. Tudo que eu tento passar com poucas palavras aqui ela fornece com muito mais propriedade. E ela não comenta só de acessibilidade na arquitetura. Por conta de sua paixão por esta palavra e tudo que circula em volta dela, das dicas em geral, como tecnologia em informática, políticas que incentivam estas ações etc. Porém, como todo mundo sabe, para entender uma paixão e preciso se apaixonar. Posso dizer que entendo a paixão dela, e recomendo a todos deixar esta paixão tomar conta de vocês.


Por sinal, neste final de semana, acontece o Teleton, evento em pró da AACD, e este ano, muitos blogueiros foram chamados para participar e falar das suas impressões do evento. É claro, a Thais está escalada Para saber todos os blogueiros, entrem aqui. Posso ter certeza quem acompanhá-la durante o evento via blog ou twitter entenderá minhas palavras acima.

Um comentário:

Thais Frota disse...

Oi Thiago,
Muito obrigada pela homenagem e incentivo!! (sempre)
Adorei o post!! :)