6 de fev de 2010

Roda Viva

Coloco na Integra o texto de divulgação do programa Roda Viva, onde participarei como “Tuitero” diretamente dos Estúdio da Cultura, na Agua Branca em São Paulo. Não deixem de participar, pois será o primeiro programa do ano e terá um convidado diretamente ligado com o fato que marcou este inicio de 2010. O programa será ao vivo, nesta próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, às 22h00.


Coronel João Batista Bernardeslogoemail

Comandante das Tropas Brasileiras no Haiti

O Haiti - que divide a Ilha Hispaniola com a República Dominicana, no mar do Caribe - foi uma colônia francesa produtora de açúcar até  o início do século XIX e luta, desde 1804, quando se tornou independente graças a uma rebelião de escravos, para combater a pobreza e a miséria.
O país tem uma história cercada por golpes de estado e de governos corruptos e autoritários. Em 2001, Jean-Bertrand Aristide elegeu-se presidente, mas renunciou em 2004 diante de um levante armado, abrindo uma nova crise. Foi quando as Nações Unidas decidiram enviar a Força de Paz, liderada pelo Brasil, para pacificar o Haiti e reerguer a nação.
No mês passado, o país mais pobre da América foi atingido por um forte terremoto que deixou mais de 200 mil mortos. Com o governo fragilizado, seus prédios destruídos e quase sem recursos para trabalhar, o Haiti se tornou ainda mais dependente da ajuda internacional.
A Missão da ONU de Estabilização do Haiti conta com a participação de 7 mil homens de 18 nações, sendo que o comando é do Brasil, sob responsabilidade do General Floriano Peixoto Vieira Neto. As tropas brasileiras estão nas mãos do coronel João Batista Carvalho Bernardes desde julho de 2009.

Participam como convidados entrevistadores:


Eliana Catanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Lourival Sant'Anna, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Diego Escosteguy, repórter da sucursal de Brasília da revista Veja e Sérgio Utsch, Repórter do SBT.


Twitters no estúdio: Aloisio Milani, jornalista, coordenador do site haiti.org.br (http://twitter.com/haitibr); Marília Marsulo Gouvêia, professora (http://twitter.com/mariliamarsulo) e Thiago Ribeiro Santa Rosa, analista de tecnologia da informação (http://twitter.com/thiagorsr).


Flicker: Duda Groisman, fotógrafo (http://www.flickr.com/photos/duda-groisman)


Apresentação: Heródoto Barbeiro

Transmissão ao vivo pela Internet
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva

Google+

Arquivo



Site Meter