11 de jan de 2010

Fim para recomeçar

Interessante o que ocorreu no dia de ontem. Depois de ter seu conteúdo copiado diversas vezes, a Juliana DB, blogueira do Dicas Blogger, resolveu cancelar seu blog por conta destas ações (que depois mudou para férias por tempo indeterminado). Muito irritada com tudo que ocorreu, Juliana ainda lançou mão de vários comentários que chegaram no seu blog durante o dia para ilustrar os motivos do cancelamento. Muita gente discorda do fato, e vê até um pouco de drama nas atitudes dela.

Ela teve suas razões para fazer tal atitude, e ninguém pode discutir este motivos que levaram ela externar isso. Tem muita gente que fica bravo com assuntos menores. Mas naquele caso, tinha gente roubando o trabalho dela e que não fazia a menor questão de esconder o que fazia: utilizava brecha do algoritmo dos buscadores e das ferramentas de indexação para conseguir dinheiro com AD. Oras, quem gostaria de ver seu trabalho roubado assim e ficar quieto? Tem gente que comenta que isso é Internet. Analise pobre. Este é o ser humano, infelizmente. Age de maneira inescrupulosa, passando por cima de qualquer moral ou código de ética possível. E para que? Pois é, ai a coisa fica mais cavernosa…

Um meta-blog, assim como qualquer outro blog, precisa de 2 coisas basicamente para dar certo. Uma é conteúdo relevante, como qualquer blog. O segundo são mecanismos que façam o blog destacar-se nos mecanismos de busca. O problema é que conteúdo relevante implica em organização de trabalho, posts com linguagem simplificada para o leigo entrar no site e achar facilmente o dado que ele procura. E isso o Dicas Blogger tinha um destaque tremendo, pois o nível de organização era enorme. Mas pelo visto, o dono dos outros blogs não tem esta capacidade natural.

E ai entra uma outra coisa: você vem sistematicamente sofrendo com isso e nada muda conforme o relógio passa. Não está na hora de dizer um basta? Veja a atitude dela algo semelhante ao que faz a teoria de Camus sobre o suicídio algo tão polêmico. Afinal de contas, tirar a própria é uma covardia sem tamanho. Mas, e se fosse o contrário? Algo corajoso, que podem mudar conceitos e idéias sobre um fato. Talvez nem mesmo a própria Juliana pensou, mas a coragem que ela teve para jogar tudo para o alto pode mudar todo o ciclo de vida em volta dela. Se fossemos corajoso o suficiente para agir da mesma maneira toda vez que algo que nós repudiamos acontecesse, talvez algo mudaria.

A tecnologia por trás dos blogs é muito simples de usar. O conhecimento tácito é algo único e transformador. Jogar tudo para alto pode ser #mimimi para alguns, como pode ser filosofia pura para os outros. A única coisa que posso afirmar é que na pele da Juliana, agiria exatamente igual. Pois o que é dela, seu intelecto e sua capacidade, ninguém conseguirá tirar.

Google+



Site Meter